solo e aguaNos próximos dias 12 e 13, a Embrapa Pecuária Sul, a Emater/Ascar e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio promovem cursos de capacitação e manejo em conservação de solos e água, nos municípios de Bagé e de Alegrete, região Sul do Rio Grande do Sul. As atividades são voltadas para técnicos, produtores e estudantes de escolas agrícolas e vão abordar diferentes aspectos sobre a importância da conservação destes insumos para as atividades agropecuárias e para o meio ambiente.

No dia 12, a capacitação será realizada no auditório do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul) de Bagé, a partir das 9 horas. O primeiro painel apresentado será sobre “Caracterização de solo e clima da região”, com a participação dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Leandro Volk e Gustavo Trentin, além do pesquisador da Embrapa Clima Temperado Carlos Alberto Flores. Já na parte da tarde será apresentado o painel “Sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária”, com a presença do professor da UFRGS, Renato Levien, do professor da UFSM, Leandro Souza da Silva e do pesquisador da Embrapa, Naylor Perez.

Já no dia 13, a capacitação será realizada no município de Alegrete, no Centro Administrativo Municipal. Na programação estão previstas palestras dos pesquisadores da Embrapa Gustavo Trentin, Naylor Perez e Carlos Alberto Flores e dos professores da UFSM Enio Marchezan e Flávio Eltz, além do professor da UFRGS, Renato Levien.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul